domingo, 1 de janeiro de 2012

Criança e passarinho!!!!

Criança e passarinho são minhas paixões! As aves me encantam por suas belas cores e pelas melodias que emitem. Crianças são a essência da vida, o reflexo do amor. Após fazer um curso de observação e mergulhar no universo das aves, fiquei pensando onde poderia aplicar o conhecimento obtido. Após trocar uma idéia com um amigo incomum, decidimos que esse conhecimento seria muito bem aproveitado se ensinássemos crianças a observar aves! Ótimo! E a primeira saída a campo já estava marcada. Foi num sábado a tarde que nos reunimos com 6 crianças no Parque Nacional Municipal da Lagoa Comprida na cidade de Aquidauana MS. Ali, as crianças tiveram seu primeiro contato com o binóculo, o guia de campo "Aves do Brasil Pantanal & Cerrado" e foi-lhes passadas outras informações necessárias para um bom observador de aves.



Logo, saímos pelo parque a procura deles, os pássaros...e não demorou muito para avistarmos as primeiras aves que por coincidência ou não eram duas araras Canindé que passaram vocalizando e rapidamente tomou a atenção de todos.



Muitas aves foram avistadas, algumas, vimos somente a silhueta pois passaram voando como uma flecha, outras se mostravam bem a vontade no ambiente e não se incomodavam com a nossa presença como um casal de Birro (Leuconerpes candidus), uma espécie de pica-pau branquinho pousado numa palmeira de bocaiuva (Acrocomia totai)seca e quebrada, que chamou nossa atenção e ficamos por alguns minutos olhando atentamente seu comportamento. Entre as diversas aves presentes no Parque avistamos uma espécie da gavião que sobrevoava próximo a borda da lagoa e logo pousou num galho seco. Era o gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis)com o seu canto um tanto esquisito. Explicamos para as crianças que esta espécie se alimenta de caramujos por isso possui o bico com uma ponta bem fininha e sempre é visto próximo a locais alagados. Uau, ver uma ave dessas tão de pertinho foi o máximo!!!



A atividade de observação de aves é extremamente prazerosa e ensinar as crianças foi mais que bom! Foi fantástico perceber que no final da tarde tínhamos conseguido avistar e identificar 10 espécies diferentes de aves, claro, as mais comuns e mais fáceis de se avistar, mas já foi um grande começo! Todos se deliciaram com essa atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário